O empresário Luiz Antônio Halberstadt, 53 anos, que morreu após um ataque de abelhas, na última sexta-feira, foi sepultado no final da tarde de sábado, no Cemitério Municipal de São Sepé. O acidente ocorreu na casa onde mora a família, às margens da ERS-149, perto da igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Passo das Tunas, em Restinga Seca.
As outras três pessoas que ficaram feridas receberam atendimento médico e foram liberados: a mulher de Halberstadt, Mara Conceição Fraga Halberstadt, 51 anos, o pastor de uma igreja da localidade e amigo da família, Marcelo Dettenborn, e o motorista de uma das ambulâncias que atenderam a ocorrência Adão da Silva Rocha.
:: Calor exige atenção redobrada para evitar ataques de abelhas
O pastor levou mais de 200 picadas pelo corpo, foi transferido para o Hospital de Caridade em Santa Maria. Ele teve alta no sábado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Mara foi quem acionou o Samu. Quando os socorristas chegaram ao local, não conseguiram entrar na casa devido ao grande número de abelhas do lado de fora. Em seguida, os bombeiros foram chamados e se deslocaram até a casa com roupas especiais.
De acordo com o Hospital São Francisco, a vítima seria alérgica a picadas de abelha e já teria chegado sem vida ao pronto-socorro.
O empresário era casado com Mara e tinha um casal de filhos. Segundo Bruno Fraga Halberstadt, 25, o pai estava em casa falando ao telefone com a mãe quando foi atacado. Ela teria pedido ajuda e sido atendida pelo pastor, que a levou até a residência. O jovem conta que é comum cruzar enxames de abelhas pelo local, e que o pai costumava se proteger quando isso ocorria. Desta vez, não conseguiu.
Luiz Antonio Halberstadt era empresário do ramo de extração e venda de areia. Era natural de São Sepé, mas morou muitos anos em Formigueiro, antes de se mudar para Restinga Seca. Era presidente da Associação Comercial da cidade e, atualmente, fazia dois cursos técnicos: em Segurança do Trabalho, na UFSM, e em Biocombustíveis em Pelotas.
_ Ele era centrado, querido por todos e preocupado com o desenvolvimento da cidade _ disse o filho.